Modelação e Impressão 3D

Quer aprender a modelar e imprimir em 3d mas não sabe por onde começar? Nesta página, agregamos aplicações e tutoriais que ajudam à iniciação nesta área fascinante. Algumas destas aplicação serão utilizadas nos nossos workshops de introdução à modelação e impressão 3D.

Aplicações Web

Podemos modelar em 3D sem instalar programas complexos no computador. Basta um browser e uma ligação à internet.

t

 

Tinkercad: simples e intuitivo, foi pensado para iniciar crianças e jovens na modelação 3D. Apesar da sua simplicidade, é um poderoso modelador que permite criar formas complexas conjugando formas simples com operações de união e corte.

Quer aprender a usar o Tinkercad? O nosso Tutorial Tinkercad ajuda!

o

 

OnShape: o poder da modelação em CAD na web. Permite criar com rigor modelos em CAD em qualquer navegador web.

 

 

s

My.Sketchup: ainda em beta, traz o poder e a simplicidade de modelação 3D do Sketchup para um interface web. Os projectos podem ser descarregados e editados posteriormente no Sketchup Make ou Pro.

fFormIt 360 Web: um modelador pensado para arquitectura e desenho conceptual, de utilização simples na web, tablet e computador. Integrando uma conta Autodesk, permite desenvolver o mesmo projecto em multi-plataformas. O trabalho iniciado num tablet pode ser completado com as ferramentas mais avançadas disponíveis nas versões web e desktop.

Tablets Android

A crescente ubiquidade dos dispositivos móveis torna-os uma ferramenta de trabalho em 3D. Destacamos aqui algumas aplicações disponíveis para Android.

x5wdtxf8vq0-pre_taax__gk6tpjarpy4gqze5vk6zasv7ylhi12roub41eiqnsujhuw300

 

Thingmaker Design: Permite criar brinquedos articulados a partir de múltiplas combinações de peças pré-criadas. Gera os ficheiros STL para impressão 3D. Excelente para iniciar crianças na modelação e impressão 3D.

vhwhjkccp3ud35cloc04_4xbkiuknpqdkb3jjxplww7s6ph-sm-lbvggy7nlakqktxew300

 

123D Sculpt+: Aplicação de escultura digital. Criando um esqueleto interior e deformando o seu contorno exterior, permite a aplicação de ferramentas de escultura digital para criar modelos orgânicos.

flroc_watkjkmiioximgmufikopf317zjfxd0ycmbtilcgu6r_a09cju62fiy9pfhww300

 

3D Creationist: Modelador simples por primitivos para tablet e telemóvel. Permite criar objectos complexos a partir da união e corte de formas geométricas.

p80rnihod7wqlkkark2tztxuxu0cvtdv7lxlo0m7s3vuyj8dcj3-9gengzazxecj3ryw300

 

FormIt: versão do FormIt 360 para tablet. Permite modelação com formas, linhas e subdivisão de superfícies. Os modelos criados podem ser texturizados na app. Interliga-se com uma conta Autodesk 360 para integração com o FormIt e o Revit, e descarga dos modelos em OBJ e STL (no FormIt 360 Web).

aym2fzoevsrhspxihtj5mxxlpcmuknx98fyikszvvm-4p_hqc7sezyhao3s9_8mpv_mw300123D Catch: Com esta aplicação de fotogrametria da Autodesk é fácil criar modelos 3D a partir de fotografias. Basta tirar cerca de vinte fotos à volta de um objeto, e a aplicação, utilizando processamento na cloud, extrai informação espacial de cada imagem e colige num modelo 3D, que tem de ser posteriormente editado para obter bons resultados em impressão. É uma forma simples de digitalizar objectos, locais ou pessoas sem recorrer a scanners 3D.

Tablets iOS

O interface do iOS  incorpora tecnologias proprietárias que possibilitam fluidez e intuitividade na modelação 3D em dispositivos móveis. O campo das apps de modelação 3D para dispositivos Apple está muito desenvolvido, com uma enorme gama de aplicações.

icon175x175

 

Morphi: Concebida para crianças, esta app permite criar objectos 3D a partir de formas primitivas, revoluções ou desenhando perfis para extrusão. Muito focalizada para uso em contextos educacionais CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

cropped-gravity-sketch-app-logo-e1475161185119

 

Gravity Sketch: Desenhar em 3D é um processo simples e intuitivo nesta aplicação que transforma esquissos em modelos 3D.

Aplicações Desktop

openscad-logo

OpenSCAD: Um modelador 3D onde não se desenha, escreve-se código e aplicam-se algoritmos para gerar peças tridimensionais. Gratuito e open source.

su_logo_color

Sketchup Make: Simples e muito intuitivo, o Sketchup Make simplifica o processo de modelação 3D. Os seus recursos de modelação permitem aos utilizadores criar modelos avançados, com uma curva de aprendizagem rápida. Poderoso, é uma aplicação de nível profissional em duas versões: comercial, com acesso a todas as ferramentas, e gratuita, com limitações de formatos de exportação e modelação em superfícies curvas. As suas capacidades podem ser estendidas com uma vasta biblioteca de plugins.

Recomendamos os tutoriais de Alexandre Ribeiro da IberCad, que guiam o utilizador neste programa cheio de potencial: Iniciação ao Sketchup, Ferramentas do Sketchup, Modelar em 3D a partir de Fotografias, Truques e Dicas.

Em breve, os nossos tutoriais passo a passo de introdução ao Sketchup Make.

blender-socket

Blender: O mais avançado modelador 3D open source. Da modelação à animação, permite fazer de tudo. Complexo, tem uma curva de aprendizagem acentuada.

Autodesk ReMake: Fotogrametria

 

Limpeza e Reparação de Modelos 3D

A impressão 3D requer modelos estanques, normais orientadas, sem superfícies ou arestas que se intersectem ou buracos na superfície da malha poligonal. O uso de aplicações de limpeza e reparação antes de imprimir um modelo 3D permite verificar e corrigir erros, assegurando que o processo de impressão será bem sucedido.

meshlab-logo

Meshlab: Criado pelo Visual Computing Group do Istituto di Scienza e Tecnologie
dell’Informazione em Pisa, para apoio ao trabalho de arqueólogos que trabalham em conservação, digitalização de artefactos ou pesquisa arqueológica com métodos digitais não invasivos (digitalização laser, LIDAR, radar de penetração no solo, imagiologia de satélite, tomografia axial computorizada). Este programa colige uma enorme quantidade de algoritmos para processamento em 3D, trabalhando com todo o tipo de modelos, desde point cloud a malhas poligonais. Permite fazer operações de remeshing, simplificação, limpeza automatizada de arestas e vértices, fechamento de buracos e conversão entre formados de ficheiro 3D, entre outras.

Tutoriais: Usar o Meshlab para Dizimar Polígonos; So You Want To Clean a Mesh.

Brevemente, criaremos o nosso tutorial sobre este programa.

 

879429241_origNetfabb: Uma ferramenta essencial para impressão 3D. Este programa efectua validação de malhas poligonais, detectando e corrigindo erros. A versão gratuita corre uma sequência de algoritmos de reparação de mesh que resolve a grande maioria dos erros de modelação que causam problemas de impressão. A reparação também pode ser efectuada manualmente. A versão gratuita pode ser obtida descarregando a versão completa do programa, indicando no processo de instalação que se pretende utilizar  a versão gratuita.

Brevemente, criaremos o nosso tutorial sobre este programa.

4314435

MeshMixer: Um programa criado para mesclar modelos 3D, tem um conjunto de ferramentas poderosas para corrigir modelos 3D e preparar impressões. A opção make hollow permite eliminar todo o interior de um modelo 3D, ficando só com a casca exterior para impressão.

 

a221349d-9484-419e-9a34-d0008f139e8c3D Builder: Componente do Windows 10, permite modelação simples em 3D. Ao importar um ficheiro STL para o 3D Builder, o serviço de reparação de malhas poligonais da Microsoft (utiliza a tecnologia do Netfabb) valida e corrige automaticamente erros detectados.

logo

 

MakePrintable: Serviço web para validação, detecção e correcção de erros em ficheiros STL.

 

 

Quer explorar mais? Visite esta página que colige programas de reparação de modelos 3D: Mesh Repairing Software.

Anúncios